Isso Me Traz Alegria – Marie Kondo + Editora Sextante

IMG_7227

olá olá pessoal 😀

Para a resenha literária de hoje vou trazer um livro muito bacana e diferente. Recebi vários pedidos de resenha quando postei a foto dele nas redes sociais também que é: Isso Me Traz Alegria da Marie Kondo.

O livro de auto-ajuda da mestre japonesa de arrumação que chegou ao Brasil com a maravilhosa Editora Sextante e conquistou meu coração 🙂

Já no prefácio do livro, Marie começa com revelações honestas e diretas: “A vida só começa, de fato, depois que você organiza sua casa. Esta é a razão de eu ter dedicado grande parte da minha existência ao estudo da arrumação. Quero ajudar o máximo de pessoas possível a se organizar de uma vez por todas.”

E logo após ela inicia explicando toda a base de suas teorias de arrumação e aí que começou a me conquistar: tudo se baseia na alegria. Acredito que não só eu, como muitos de vocês que leem essa resenha, pensaram: ah, que besteira, tudo na minha casa me deixa feliz e são todas coisas que realmente uso.

Você tem certeza disso?

IMG_7229

Outro ponto importante do método Kondo é se livrar daquilo que não te traz mais alegria. Você não pode deixar um item apenas por ter dó ou medo de se livrar, pois acha que ainda vai usá-lo no futuro… A realidade é: se você não o usou até hoje a grande probabilidade é que nunca vai usar.

Uma dica valiosa (que mostra nessas ilustrações fofíssimas da foto acima) é abraçar o item que você ficou em dúvida de tirar de sua casa, tentar captar sua essência… Se o item fizer seu coração palpitar, te trazer uma espontânea alegria: fique com ele, sem medo. Nós temos que nos manter rodeados de coisas que transmitam sentimentos assim!

Neste livro você encontra dicas para todas as partes de sua casa, mesmo quem possua um sótão, porão, garagem, closet, home office, etc. Muitas pessoas acham que a sua casa é um caso único de bagunça e desorganização, mais acredito que a probabilidade de ter pessoas em situações piores é grande. Marie também passa “lições” de como dobrar todo tipo de roupa – ensina até como dobrar sacolas plásticas que mantemos muitas vezes abertas, ocupando um grande espaço:

IMG_7228

Outra dica que aprendi a partir dele foi: colocar a vista os itens que você sente alegria. Eu sempre mantinha guardado dentro do armário do banheiro meus cremes e hidratantes, porém eu amo eles e lá, nos lugares que nem sempre vejo, eles acabavam ficando esquecidos… Depois do livro, montei ao lado da piá do banheiro, com um pequeno organizador um local cheio dos creminhos que eu tanto gosto! Toda vez que eu passo lá fico com vontade de cuidar mais de mim, sabe? 😀

Pode ser algum item meio bobo, mais se te faz feliz, por que não olhar pra ele todos os dias e irradiar esse sentimento?

Meu resumo para o livro é: Uma leitura leve, tranquila mais que te envolve de sentimentos bons e maduros. Faz você criar um amor maior por sua casa, suas coisas e ter orgulho de conquistar aquilo e fazer um refúgio aconchegante e organizado, claro 🙂

  • Vocês já leram algum livro da Marie Kondo? Quais foram suas impressões? Deixem suas opiniões nos comentários!

grande beijo 💜

 

Comments

26 comentários sobre “Isso Me Traz Alegria – Marie Kondo + Editora Sextante

  1. Eu simplesmente amo livros sobre organização da casa. Agora, estou lendo o livro Casa Organizada da Thaís Godinho! Recomendo! Vou procurar esse livro que você recomendou na Bienal do Livro!

    Beijinhos

    1. Não conheço esse que você está lendo, vou pesquisar sobre 😀
      Obrigada por deixar seu comentário, Fernanda! Beijoo

  2. Parece ser um livro tão gostosinho de ler. ♥ Uma vez vi um vídeo da Jout Jout falando sobre um livro assim, não me lembro se é esse. Enfim, já quero comprar. ♥

    1. Pode ser que era o primeiro livro da Marie Kondo, esse é o segundo que ela lançou 😉
      Compra mesmo, acho que vai adorar! Obrigada, Jéssica!

  3. Caramba, que BLOG LINDO <3 Amei!
    Adorei sua resenha, parece ser um livro muito gostoso de ler, vou procurar aqui!
    Achei muito interessante a forma que você escreveu, com bastante opinião!
    Beijos 🙂

  4. Oie!

    Eu nunca ouvi falar desse livro, mas me parece algo muito interessante! Guardo coisas aqui simplesmente por guardar e, como você disse, por dó de jogar fora haha. Acho que preciso desse livro…

    Beijos,
    Flá Bergamin

    1. Acho que seria uma ótima inspiração pra você, Flavia… Mudanças e desapegos são necessários na vida 🙂
      Beijão!

    1. Sim, Ana, ouvi falar muito bem do primeiro livro dela, foi um estouro de vendas por todo o mundo 😀
      Obrigada por deixar seu comentário!

  5. Caramba, eu nunca li esse tipo de livro e estou absolutamente arrependida de não ter feito isso ainda! Esse livro é o livro que eu preciso para a minha vida!
    Eu tenho um grande problema em desapegar de coisas, até mesmo as que me fazem meio mal, por causa de lembranças. Aquele sentimento de: Um dia vou usar isso!
    Mas acabo que eu nem uso, e preciso me desapegar SIM!
    Muito legal a sua resenha, eu estou com muita vontade de ir comprar esse livro essa semana ainda, porque eu gostei DEMAIS!
    Ótima resenha!

    Beijos, amei!
    http://chocowhovian.blogspot.com.br/

    1. Ele é ótimo mesmo, Graziella! Acredito que vai ser um momento muito bom pra você ler e repensar sobre as coisas que mantém sem usar 🙂
      Ela lançou um livro antes desse, que se chama “A Mágica da Arrumação” e esse é o segundo. Os dois são super válidos!

      Fiquei muito feliz com seu comentário! Beijão <3

    1. É um método bem diferente e que envolve os sentimentos da pessoa… super interessante pra conhecer 😉
      Beijoos!

  6. Eu já assisti o vídeo da Jout Jout sobre esse vídeo, achei super interessante, apesar de achar que talvez não conseguisse colocar em prática haha

    1. Tem coisas do método que realmente são difíceis, mais podemos moldar o método conforme as nossas necessidades né 🙂

    1. Também nunca tinha lido algo nesse estilo decoração com todos os cômodos! É bem interessante mesmo 🙂
      Beijooos!

    1. É isso mesmo… esses detalhes que muitas vezes não percebemos podem trazer uma grande diferença!
      Obrigada por deixar seu comentário, Ingrid 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *